quarta-feira, 9 de outubro de 2024

 



A ESCOLHA É UM DETERMINISMO?

O LIVRE ARBÍTRIO É OPCIONAL?

E A TIRANIA DA MAQUIAGEM?

 

Uma das melhores ferramentas a nos ajudar na aventura da descoberta de nós mesmos, é o estudo:

 

DOS EFEITOS DAS NOSSAS ESCOLHAS.

 

Maquiamos até a verdade/realidade.

Essa escolha representa a maior parte do sofrimento e do atraso individual e coletivo; pois, a lei de causa e efeito, além de guardiã da Divina Justiça, é grande mestra em nos ajudar a percebermos limites individuais e de relações; daí que a tentativa de minimizar os efeitos de muitas das escolhas que executamos pode se tornar um desastre.

 

Quando nós tentamos anular os efeitos de escolhas efetuadas em opções anteriores que se apresentaram; nós criamos a dor e o sofrer; esse é um grande entrave ao desenvolvimento da capacidade de discernir até onde podemos e até onde devemos ir.

 

Como exemplo:

Os tratamentos que nos ajudam a perder o senso mínimo de limites orgânicos; pela repetição das agressões contra o próprio corpo. Dentre outros na área da sobrevivência econômica: o mau uso do crédito que colabora para que adquiramos dívidas insolúveis etc.

 

A maquiagem dos efeitos, longe de se tornar um bem, quando mal-usada; obstrui a criatividade e bloqueia o desenvolvimento das capacidades.

A repetição sistemática desse mecanismo conduz ao hábito das desculpas e justificativas sem nenhum esforço de mudança nas atitudes. 

 

No mundo das coisas maquiadas desdenhamos a simples soma da matemática ao brincarmos e faz de conta e esse tipo de enfoque de camuflar atitudes que agridem o próprio indivíduo se torna uma armadilha perigosa para a perda de qualidade de vida num espaço de tempo cada vez mais curto e do senso de limites.

 

Dedicar um tempinho diário ao estudo dos efeitos gerados pelas nossas escolhas – longe das desculpas e das justificativas e de velhas crenças nos conduz de forma gradativa à verdade do EU SOU – eu escolhi e pode se tornar um roteiro de transformação interior.

 

E aí o que acha?

 

A ESCOLHA É UM DETERMINISMO e o LIVRE ARBÍTRIO É OPCIONAL?

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 O AMOR LIBERTA O amor é a própria liberdade. Amar é ser livre.  Mas, principalmente, amar é libertar, cortar as amarras que nos prendem aos...