sexta-feira, 16 de agosto de 2024

 

BEM PENSAR X MAU PENSAR

 

Na condição de cocriadores desenvolver a inteligência é a tarefa primordial para o bem pensar pois pensar é criar, transformar e escolher; mas escolhas tem consequências; e logo quando começamos a pensar exercitando o livre-arbítrio criamos o próprio determinismo; eis aí a origem primária das doenças, ou mitologicamente a “expulsão” do Paraíso.

Com o início do pensamento contínuo, o ser humano se imaginou superior aos que se guiavam apenas por instintos germinando a semente do orgulho.

Ao se sentir- o centro do universo e alvo único das atenções da criação originou o egoísmo.

Ao perceber que outros semelhantes também pensavam deu vazão ao ciúme e se revoltou por ter que dividir as atenções.

Também, sofreu ao descobrir que havia outros mais além dele e teve início o sentimento de inveja.

Não demorou a perceber que havia liberdade no pensar; daí uns podiam dominar e outros serem dominados surgindo o desejo de poder que é o domínio de uns sobre os outros.

Ainda muito lentamente percebemos que cada escolha traz consequências e ao atingir essa condição, começamos a interagir com a lei de causa e efeito e descobrimos que através do conhecimento é possível reformar os efeitos mudando as escolhas; isso implica em responsabilidade; nesse instante de percepção nasceu a, ainda incipiente, consciência ético - moral.

Já é um bom começo; mas:

Tá demorando ou


não?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  BEM PENSAR X MAU PENSAR   Na condição de cocriadores desenvolver a inteligência é a tarefa primordial para o bem pensar pois pensar é ...